Sobre a Mariana Crioula
Somos um coletivo de mulheres quilombolas e aquilombadas, que atuam em prol da visibilização, promoção de direitos e na capacitação de lideranças e mulheres quilombolas do estado de Minas Gerais. A Coordenação de Mulheres Quilombolas do Estado de Minas Gerais (Mariana Crioula), criada em 2022, é o principal coletivo representativo da temática de gênero, sob o recorte dos remanescentes de quilombos, tendo nas mulheres e meninas nossa principal pauta de atuação.
Sediadas em Belo Horizonte, somos compostas por mulheres quilombolas de todas as regiões do estado, de idades diversas, orientações sexuais e identidades de gênero distintas, em sua maioria agricultoras e negras, residentes ou com vínculo direto à comunidades quilombolas.
Para tanto, atuamos em espaços de incidência e participação política, controle social e participação política, além de viabilizarmos recursos por meio de projetos sociais, para a formação de mulheres quilombolas, sobretudo no que diz respeito ao enfrentamento às violências e promoção de direitos.
NOSSA MISSÃO
Promover espaços de visibilidade, justiça social e de emancipação de direitos de mulheres e meninas quilombolas do estado de Minas Gerais.
NOSSAS PAUTAS DE LUTA!
JUNTE-SE A NÓS NESTA LUTA!
Os quilombolas são descendentes de comunidades formadas por escravizados que resistiram a escravidão, fugiram e criaram os quilombos. Sua luta pela liberdade e preservação cultural é inspiradora!