MDA conclui eixo de atuação para estimular a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) finalizou os sete eixos fundamentais do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) para o período de 2024 a 2027, com o objetivo de promover a transição agroecológica e a produção orgânica no Brasil.
O plano foi desenvolvido em colaboração com a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO) e a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), envolvendo diversos ministérios e entidades governamentais.
O plano visa garantir a segurança alimentar e nutricional, promover a produção e consumo de alimentos saudáveis, contribuir para a segurança hídrica, uso sustentável dos recursos naturais, e adaptar e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Os sete eixos estratégicos do plano incluem produção, uso e conservação da agrobiodiversidade, construção do conhecimento, comercialização e consumo, acesso à terra e territórios, sociobiodiversidade, e saúde e cuidados com a vida, todos visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
“Precisamos fazer uma revolução na agricultura, com a transição de uma agricultura de base química para uma de base biológica. E, também, uma transição ecológica e ambiental, para que tenhamos maior produção de alimentos orgânicos e agroecológicos.”
Paulo Teixeira. Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar