Comunicado: Oficina de encerramento do Projeto “Acolhendo as nossas”
Salve mulheres quilombolas de Januária!!!
Neste sábado acontecerá a última oficina do projeto “Acolhendo as Nossas”, realizado pela Coordenação de Mulheres Quilombolas do Estado de Minas Gerais (Mariana Crioula) em parceria com o Fundo de Ação Urgente para a América Latina e Caribe.
Além de contar com momento de entrega dos certificados de conclusão do curso e formatura das participantes, também contará com duas oficinas super especiais.
Data:
22/06/24
Local:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Januária – Rua 8 nº 50, Joventina Mesquita de Barros – Januária/MG
Oficina 1 – Saúde mental da mulher quilombola: do autocuidado às violências sofridas
Manhã: 9:00
Mediadora: Luciana de Oliveira Melo – Enfermeira e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II de Januária.
Descrição da oficina: as práticas de cuidado é um ofício já legitimado como sendo das mulheres, que são responsáveis pelo cuidado dos entes, da família, maridos e de toda a comunidade, quer seja no âmbito coletivo ou privado. Nesse processo, falar da saúde mental dessas mulheres, que estão à frente deste cuidado, se torna de suma relevância, uma vez que, se elas adoecerem, quem cuidará delas? E num contexto de lutas em prol da defesa e organização do território, da manutenção de seus corpos, da geração de renda e qualidade da vida, este tema se torna de suma relevância ao pensarmos na saúde da mulher quilombola.
Oficina 2 – Cuidartes de si
Tarde: 13:30
Mediadora: Dayane Lacerda
Descrição da oficina: a oficina trata de um entrelaçamento poético de arte e saúde, um autocuidado coletivo e reflexivo a partir da experimentação do corpo em espaço de criação. O objetivo da oficina é ofertar possibilidades de construção de imagens poéticas e dissidentes por meio de exercícios criativos como: improvisação, corpo-palavra, música -corpo, movimentos rítmicos e ações performativas.
Cartaz de divulgação
